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terça-feira, 18 de junho de 2013

Prática de Ensino



Prática de Ensino


Assunto: “O dia a dia dos trabalhadores que vivem nas grandes metrópoles, enfrentando um vai e vem da vida”.


Objetivos:

- Apontar e levantar questões relacionados ao tema;
- Diagnosticar o que o aluno sabe e pensa a respeito do assunto;
- Introduzir novos conhecimentos.

Transporte coletivo é a solução


O transporte público eficiente é a solução para a maior parte dos problemas no trânsito das grandes cidades brasileiras. Nos últimos dez anos, a frota de veículos do País dobrou, chegando a 60 milhões de unidades. O impacto nas vias urbanas é visível nas grandes cidades e em municípios de médio porte, que já sofrem com o caos dos engarrafamentos.
O Ministério das Cidades está ciente do problema, mas trabalha com um meio termo entre incentivo à compra de carros – que aquece a indústria e cria empregos – e a redução do fluxo de veículos nas ruas. “A indústria automobilística é geradora de emprego e renda e, por isso, é incentivada pelo governo federal. Nosso objetivo é convencer até mesmo famílias com mais de dois carros a usar o transporte público”, afirma o Secretário Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana, Luiz Carlos Bueno de Lima.


http://www.brasil.gov.br/sobre/cidadania/gentileza-urbana/paz-no-transito/transporte-coletivo-e-a-solucao.


Primeiro Passo
Procedimentos:

1º momento: A sala estará organizada em semicírculo. Como o tema abordado é de fácil compreensão, atualizado e de conhecimento no meio social o educador começa fazendo perguntas simples de maneira a sondar o conhecimento dos alunos a respeito do assunto. Principiaria da seguinte maneira: Qual o principal meio de transporte utilizado por vocês? Vocês estão satisfeitos? (Em seguida mostraria a seguinte imagem).


Alguém identifica a cena apresentada? Já presenciou algo parecido?

(Em seguida mostra uma segunda imagem, agora bem próximo do cotidiano dos alunos).

Agora faço a vocês as mesmas perguntas anteriores. Digam o que lhes vêm à mente ao observar esta imagem.
https://www.google.com.br//transportesptsp.blogspot.com.br/2012/06/panenometro-falha-deixa-trem-do-metro.html


O professor correlacionaria os conhecimentos, fazendo uma ponte entre o saber dos alunos e o assunto a ser abordado. Listando na lousa, os principais pontos destacados pelos alunos.

Segundo passo

2º momento: Será a apresentação do texto, corroborando com o assunto que foi abordado no primeiro passo.
O texto será compartilhado, de maneira que todos participem e ampliem a proposta de compreensão do texto.


Rodo Cotidiano
Ô ÔÔÔÔ my brother (4x)

É...

A ideia lá comia solta

Subia a manga amarrotada social

No calor alumínio nem caneta nem papel

Uma ideia fugia

Era o rodo cotidiano (2x)

Espaço é curto quase um curral

Na mochila amassada uma quentinha abafada

Meu troco é pouco, é quase nada (2x)



Ô ÔÔÔÔ my brother (4x)

Não se anda por onde gosta

Mas por aqui não tem jeito, todo mundo se encosta

Ela some é lá no ralo de gente

Ela é linda mas não tem nome

É comum e é normal

Sou mais um no Brasil da Central

Da minhoca de metal que corta as ruas

Da minhoca de metal

É... como um concorde apressado cheio de força

Que voa, voa mais pesado que o ar

E o avião, o avião, o avião do trabalhador



Ô ÔÔÔÔ my brother (4x)

É... espaço é curto quase um curral

Na mochila amassada uma vidinha abafada

Meu troco é pouco, é quase nada (2x)

Não se anda por onde gosta

Mas por aqui não tem jeito, todo mundo se encosta

Ela some é lá no ralo de gente

Ela é linda mas não tem nome

É comum e é normal

Sou mais um no Brasil da Central

Da minhoca de metal que entorta as ruas

Da minhoca de metal que entorta as ruas

Como um Concorde apressado cheio de força

Voa, voa mais pesado que o ar

E o avião, o avião, o avião do trabalhador


(O Rappa)

 3º momento: O professor pedirá que os alunos expliquem em apenas uma frase o que entenderam sobre os textos lidos.

Terceiro passo

Teatro.

4º momento: A proposta de compreensão do texto se dará com uma breve representação dos alunos. De acordo com os seguintes passos:

·         Cinco temas serão lançados, sendo respectivamente: Trabalho, Transporte, Mídia, Urbanização e Tecnologia.

  • A sala será dividida em grupos de até 7 pessoas;
  • Um sorteio será realizado sobre os temas;
  • Cada grupo ficará responsável em preparar uma encenação sobre o assunto que pegar;
  •  Será analisado a criatividade, participação, interação e contexto.

5º momento: Para dar continuidade ao trabalho desenvolvido, será solicitada a compreensão crítica na forma escrita, interpretação das questões abaixo:

Questões:

1º) Quais semelhanças você encontrou entre os textos trabalhados? Aponte-as.

2º) A vida social contemporânea nas grandes cidades, ganhou novas regras de convivência a partir de presença em massa de pessoas nessas regiões. Retire do texto uma passagem que comprove tal afirmação.
3º) O autor aborda no texto a questão da situação cotidiana das grandes cidades. Leia o seguinte trecho:

Meu troco é pouco, é quase nada (2x)
Não se anda por onde gosta
Mas por aqui não tem jeito, todo mundo se encosta
 Para você, qual a ideia que o autor pretende transmitir com este trecho?

4º)O que o autor quer dizer com a seguinte frase: “(...) o espaço é curto quase um curral”? Você concorda com a colocação do autor? Justifique.
5º) Analisando a letra da música “Rodo Cotidiano” a que conclusão você chegou em relação ao contexto em que ele foi escrito? Explique quais foram as pressuposições que o levou a esta finalidade.
6º) Você já presenciou alguma situação parecida com as imagens abordadas? Justifique sua resposta apontando um exemplo.
7º) Na sua opinião o que o autor ansiou dizer em “Sou mais um no Brasil da Central”?

Agora para finalizar, vejamos este vídeo:





Depois de vermos o vídeo da música Rodo Cotidiano. Responda as questões a seguir: 

1) Aponte um trecho do vídeo em que o autor revela a posição social que a letra se refere.

2) Especifique e determine as características do “eu” apresentado na letra da música.

3) Você se considera parte desse "Rodo Cotidiano". Explique por quê. 

4) Você acredita que os direitos dos cidadãos brasileiros estão sendo assegurados? Explique. 

5) O que precisa ser mudado para termos um transporte público de qualidade? 


























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