Arquivo do blog

sábado, 15 de junho de 2013

Estudos literários em língua inglesa


Estudos literários em língua Inglesa

Série: Ensino Médio II
Gêneros textuais: tirinhas e gibis
Assunto: Interpretação de texto e intertextualidade

               

Objetivos:

- Utilizar recursos verbais e palavras cognatas para a compreensão do texto perguntar se há semelhança entre as tirinhas, qual o tema de cada uma.
- Instigar os alunos a levantar questões de acordo com seu cotidiano.
- Apontar problemas e buscar soluções sobre os temas das tirinhas apresentadas. 
 - Verificar o que o aluno sabe e pensa sobre o assunto.
- Introduzir novos conhecimentos e contribuir com o desenvolvimento cultural e intelectual do aluno.
- Ampliar o vocabulário de língua inglesa.


TIRINHA I




Nesta tira entra o humor: trabalho do cascão em correr e do lobo em querer consumir.
Qual a percepção do porquinho ao fazer esta pergunta para o Cascão? 
Propor aos alunos fazer um comparativo com a fábula de Josefh Jacobs. 
                                                                      
 TIRINHA II
                                           



Solicitar aos alunos que se agrupem em no máximo cinco componentes e criem frases e ou cartazes, expondo os temas apresentados.
Observado a tirinha acima se percebe a preocupação do Cebolinha com o meio ambiente. Porém, ressaltar que isto começa dentro de casa, pedir aos alunos que citem três exemplos de como podem fazer para contribuir com a preservação da natureza e dentro de sua casa.


TIRINHA III

Questões de língua inglesa
Solicitar aos alunos que procurem nas tirinhas apresentadas os falsos cognatos
Propor aos alunos criar novas frase para os balões apresentados nas tirinhas usado o adjetivo hungry e propor substituições por outros adjetivos tais como tired, bored, happy, sad etc. que indiquem estado emocional ou condição física dos personagens.
- O conhecimento das relações de trabalho em várias épocas é importante para compreender sua dimensão observamos nesta tira que o personagem não trabalha e ainda reclama do que está sendo oferecido para o consumo.
- Sugerir aos alunos que dê continuidade a tira e descreva de forma criativa, como esse prato poderia ser servido associando o tema trabalho e consumo, visto que o pai pesca e a mãe prepara o alimento.


TIRINHA IV
      
Nesta tirinha: A amiga do Charlie precisa de ajuda? 
 Perguntar aos alunos quais elementos os fez chegar a essa conclusão?

Interdisciplinaridade
Prática de Ensino
Língua Portuguesa
Literatura infanto juvenil
Ética

Nenhum comentário:

Postar um comentário